Projeto prolonga produção de mina de cobre chilena em mais 40 anos

SKIC completa obras do “Projeto de Transferência” para a Codelco e entrega um dos maiores britadores de rochas do mundo e uma esteira de 4 km de extensão, em mais de 5 milhões de homens-hora trabalhadas

Por Conexão Mineral 14/02/2022 - 20:32 hs
Foto: SKIC
Projeto prolonga produção de mina de cobre chilena em mais 40 anos
División Andina produziu mais de 184,4 mil toneladas de cobre fino em 2020

A SKIC acaba de entregar à Codelco a obra do Projeto de Transferência, realizada em uma das maiores e mais importantes minas de cobre do Chile, a División Andina, localizada a três mil metros de altitude no Vale do Aconcágua, região de Valparaíso, na Cordilheira dos Andes chilena. É um dos maiores e mais altos depósitos de cobre do mundo, contendo 30% das reservas de cobre do Chile. 

A Divisão Codelco Andina, nome da equipe da SKIC que trabalhou no projeto, entregou uma nova estação de britagem primária, com um dos maiores britadores de rochas do mundo, e sistemas de transferência e transporte de minério, uma esteira de 4 km de extensão, que liga a plataforma Node 3.500 até a Usina Cordillera. Iniciado em 2017, o trabalho contou com mais de 5 milhões de homens-hora (unidade que mede o trabalho de uma pessoa durante uma hora). Em atividade desde 1970, a mina División Andina produziu mais de 184,4 mil toneladas de cobre fino em 2020. 

O objetivo do projeto foi de manter o valor da mina da Codelco, por meio de uma operação de cava completa para os recursos disponíveis na mina, tendo em vista o fechamento da parte subterrânea desde 2021. Desta forma, o projeto da SKIC prolongará a vida útil da mina División Andina em aproximadamente 40 anos. 

“O desenvolvimento deste projeto confirma a capacidade técnica, logística e administrativa da SKIC, ao completar com êxito mais um grande desafio para a empresa. As melhorias construídas devem prolongar a vida útil da Divisão Andina em até 30 anos”. afirma Roberto Barrientos, gerente de construção do projeto, salientando que agora a mina de cobre, que anteriormente precisava ficar parada por três semanas durante o ano apenas para a extração da terra, poderá produzir initerruptamente durante 360 dias por ano. 

Mercado brasileiro

No país desde 2016, a SKIC trabalha atualmente em seus primeiros contratos no setor de mineração brasileiro, além da área de transmissão de energia. A SKIC já atingiu a marca de 2.000 Km de linhas de transmissão instaladas no País.

Além do desenvolvimento de mais de 100 projetos de mineração no Chile, a SKIC também possui outros marcos neste setor. Ela foi pioneira na construção e montagem de concentradores - máquinas que separam minério através do processo de centrifugação -, e construiu, nos últimos 10 anos, mais de 50 km de correias transportadoras, utilizadas para transportar minérios, entre elas, as mais resistentes do mundo, que se encontram na parte subterrânea da maior mina a céu aberto do mundo, em Chuquicamata, no Chile.